segunda-feira, 21 de novembro de 2016

 CONSTRUCIONISMO                                           
  O construcionismo foi criado por Seymour Papert, sua tese dizia que o aluno pode usar o computador ao seu favor, para a construção do seu conhecimento. Para designar a modalidade em que o aluno utiliza o computador como uma ferramenta para a construção de seu conhecimento. Segundo Valente 1993, Papert usou o termo construcionismo para mostrar um outro nível de conhecimento: a construção do conhecimento que acontece quando o aluno elabora um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador. Percebe-se que o uso do computador nessa abordagem se configura de maneira antagônica a inicialmente introduzida pelo instrucionismo.  Tanto o construcionismo quanto o construtivismo, reindivicam um solo metateórico comum. O construcionismo procura dar conta das construções que os indivíduos elaboram coletivamente, enquanto o construtivismo busca dar conta da construção das estruturas cognitivas que o indivíduo elabora no decorrer do seu desenvolvimento. Essa teoria tem como base o construtivismo e, portanto vê o aluno como construtores de suas estruturas intelectuais. No entanto, o construcionismo inclue a necessidade de construção de um artefato externo. Conceito de aprender - construir relações. Como se aprende - levantamento de hipóteses, teste, re-elaboração das hipóteses , novo teste... processo recusivo. Papel do aluno- agente ,construtor, aquele que levanta hipóteses, testa e cria. Ensinar- facilitar, através da criação de um ambiente cuja tônica seja a proposição de desafios, desequilíbrios e questionamentos que ponham em cheque as hipóteses do aluno, ajudando-o na sistematização dos resultados. Papel do professor- provocar o aluno a pensar sobre o objeto de estudo, indagar o aluno sobre o que está ocorrendo e o que ele pensa que vai ocorrer, propor diante de situações novas comparações com situações conhecidas; estabelecer com o aluno, uma relação de companheirismo e cordialidade. Conceito de erro- resultado inesperado. Algo para ser estudado e para se refletir sobre. Avaliação- acompanhamento das hipóteses do aprendiz, do seu raciocínio cognitivo, estratégias que utiliza para que seja encaminhado ao próximo passo.  Referências : http:// www.nehte.com.br/simposio/anais/anais-hipertexto-/thais-cristina-alves.costa.pdf. http:// www.scielo.br/pdf/epsic/v8n1/1723.pdf 

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